Por que montar uma empresa?
- Fernando José
- 17 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Se a intenção for apenas ganhar dinheiro sendo patrão de você mesmo, o caminho pode estar errado
Para quem nunca empreendeu, geralmente a vontade de montar uma empresa surge a partir de um momento difícil, seja no emprego, em relação à renda ou mesmo pela vontade de ser patrão de si mesmo.
Quantas vezes, ao montar um negócio, acreditamos ser detentores da melhor ideia, de termos descoberto a roda, ou mesmo, copiamos a forma de negócio de alguém, que está dando certo?
Pois acredite, todo produto possui um ciclo que define qual será sua trajetória ao longo da vida. Saber prever, ou mesmo entender, quais são as fases de venda - introdução, crescimento, maturidade e declínio – permite um planejamento com objetivo de minimizar os riscos.
Vocês estão lembrados das paletas mexicanas? Pois bem, quem primeiro colocou no mercado criou a necessidade nos clientes, percebeu que havia um nicho a ser ocupado e ganhou dinheiro. Os que vieram depois já tiveram mais dificuldade, porque havia um termo de comparação e, tudo o que surgia, era apenas uma cópia. Resultado: o mercado rapidamente ficou saturado e ninguém mais conseguiu chegar ao sucesso.
Montar uma empresa exige sim que haja paixão! Contudo, saber qual é a necessidade do mercado, qual problema precisa ser resolvido é o grande segredo a ser descoberto. As empresas em evidência pensam primeiro no cliente, depois no produto, isto é, primeiro se define quem é o cliente, depois cria-se o produto.
Houve tempo em que a preocupação estava com o produto; todas as pesquisas feitas buscavam saber quais melhorias deveriam ser feitas. Hoje saber porque o cliente precisa, faz entender como evoluir respeitando a vocação do produto ou serviço.
Uma empresa de sucesso, mais do que planejar, existe para resolver, com eficiência, os problemas de um cliente, da sociedade ou de uma empresa. Pense o negócio de maneira que possa ser replicado, tenha capilaridade de maneira a tornar-se indispensável. Dificilmente poderá ser uma cópia do que já existe.
Quando uma ideia surgir procure, com a maior brevidade possível, trabalhar para tornar realidade seu sonho. Dar solução para um problema deve ser sempre urgente.
Pergunte: por que ser perfeccionista? Faça valer a máxima: 20/80, ou seja, tenha 20% de certeza e realize os 80% que faltam.
Comentários