Do Departamento Pessoal ao RH: como trabalhar as relações humanas em prol do negócio
- Cirley Ribeiro
- 6 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Ambiente de trabalho produtivo passa pela política de relações humanas da empresa
Por Fernando José
Funcionários felizes são mais motivados e, em média, 31% mais produtivos, segundo estudo da Universidade da Califórnia. Também são três vezes mais criativos e vendem 37% a mais em comparação a funcionários descontentes no ambiente de trabalho.
Olhar para o lado humano da empresa é função do RH, o departamento responsável pela gestão dos recursos humanos.
Antes vamos diferenciar as duas áreas que lidam com funcionários, mas têm atribuições diferentes. O DP é responsável pela parte burocrática relativa aos funcionários da empresa, cumprindo as legislações Trabalhista e Previdenciária. É o setor que elabora a folha de pagamento, programa férias, faz registros nas carteiras dos funcionários, calcula as guias do INSS e FGTS para pagamento, cuida da admissão e da demissão de funcionários.
Já a área de RH é mais abrangente e trata das relações humanas, sendo responsável pelo recrutamento e seleção de funcionários, treinamento, gestão de cargos e salários, promoções, etc. O RH tem como objetivos desenvolver o colaborador, alinhá-lo às estratégias, aumentar a produtividade e reter os talentos da empresa.
Se as empresas têm um setor de RH, por que se reclama tanto de mão de obra? Por que há truques de atestados de saúde falsos e desculpas esfarrapadas? E por que há sempre funcionários insatisfeitos? De quem é a culpa?
E o que dizer das empresas de micro e pequeno porte, que sequer têm um setor específico para tratar das relações humanas? Todos querem aumento de produtividade, isso é certo. Mas como otimizar as relações de trabalho e aumentar a produtividade da sua empresa? Pense nisso.
Comentários